segunda-feira, 4 de abril de 2011

O LIVRO DO MÊS...


1.ª Página
  "1801. Acabo de regressar de uma visita ao meu senhorio. O vizinho insociável que me causará aborrecimentos. Esta é, sem dúvida, uma bela região! Acho que não conseguiria encontrar em toda a Inglaterra um lugar tão completamente afastado do tumulto da sociedade. O perfeito paraíso do misantropo - e Mr. Heathcliff e eu formamos um par muito adequado para dividirmos a desolação entre nós. Um excelente tipo! Nem imaginou como o meu coração pendeu para ele quando vi os seus olhos pretos ocultarem-se tão desconfiadamente sob as sobrancelhas, ao ver-me aproximar a cavalo, e quando os seus dedos, com uma resolução ciosa, se afundaram ainda mais nos bolsos do colete, ao ouvir-me anunciar o meu nome.
  - Mr. Heathcliff? - perguntei?
  Obtive por resposta um aceno de cabeça.
  - Mr. Lockwood, o seu novo inquilino. Fiz questão de vir o mais depressa possível, após a minha chegada, para lhe exprimir a esperança de não lhe ter causado transtorno com a minha pertinaz insistência em alugar a Granja de Thrushcross. Ouvi dizer, ontem, que o senhor tinha pensado...
  - A Granja de Thrushcross é minha - interrompeu, estremecendo. - E eu não permitiria que ninguém me causasse transtorno, se pudesse impedi-lo. Entre!
  O «entre» foi dito com os dentes cerrados e soou-me mais a um «Vá para o Inferno!» do que a um convite. Nem mesmo a cancela sobre a qual se debruçava evidenciou qualquer movimento concordante com a palavra, e acho que foram as circunstância que me decidiram a tomá-la à letra: interessava-me um homem que parecia mais exageradamente reservado do que eu próprio."

Sinopse

   "O Monte dos Vendavais é uma das grandes obras-primas da literatura inglesa. Único romance escrito por Emily Brontë, é a narrativa poderosa e tragicamente bela da paixão de Heathcliff e Catherine Earnshaw, de um amor tempestuoso e quase demoníaco que acabará por afectar as vidas de todos aqueles que os rodeiam como uma maldição. Adoptado em criança pelo patriarca da família Earnshaw, o senhor do Monte dos Vendavais, Heathcliff é ostracizado por Hindley, o filho legítimo, e levado a acreditar que Catherine, a irmã dele, não corresponde à intensidade dos seus sentimentos. Abandona assim o Monte dos Vendavais para regressar anos mais tarde disposto a levar a cabo a mais tenebrosa vingança. Magistral na construção da trama narrativa, na singularidade e força das personagens, na grandeza poética da sua visão, nodoso e agreste como a raiz da urze que cobre as charnecas de Yorkshire, O Monte dos Vendavais reveste-se da intemporalidade inerente à grande literatura."

in, WOOK

Sem comentários:

Enviar um comentário